O que é?
- Serviço para bloquear ou desbloquear o benefício para a realização de empréstimos consignados.Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.
- Importante! Não é possível realizar empréstimo consignado em benefício com procurador cadastrado.
- Quem pode utilizar este serviço?A pessoa que seja aposentada ou pensionista do INSS, ou seu representante legal (que possua termo de representação legal).
- Importante! O procurador não pode pedir este serviço. Além disso, não é possível realizar empréstimo consignado em benefício com procurador cadastrado.
- Etapas para a realização deste serviço
- Pedir o serviço
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “bloquear”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
DOCUMENTAÇÃO
- Obrigatória:
- Número do CPF.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração pública e Termo de Responsabilidade ou particular (modelo do INSS);
- Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
- Documentação em comum para todos os casos
- TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
- Atendimento imediato
- CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS
- Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
- Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar Pedidos”;
- Encontre seu processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.
- TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
- Em média 30 dia(s) corrido(s)
- CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS
- Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
- Pedir o serviço
Quanto tempo leva?
Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
- Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
- Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança; e
· Ética - Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/bloquear-ou-desbloquear-beneficio-para-emprestimo